segunda-feira, 2 de maio de 2016

CRONOGRAMA DA LIMPEZA

Ter uma rotina nas tarefas domésticas ajuda a organizar o tempo e não deixa nada para trás. Como todos sabem limpeza de casa não é uma tarefe simples, por isso é importante ter uma sequência e uma organização para que nada fique bagunçado e o trabalho acabar sendo em dobro.
Passarei para vocês uma sequência que pode ser muito útil:

SEMANAL
Limpar o Chão - pelo menos três vezes por semana, se tiver animais de estimação todos os dias.

Lavar e Passar - evite acumular muitas roupas para lavar, se possível lave todos os dias, enquanto uma leva bate na máquina e seca, você aproveita o tempo para ir passando as outras.

Retirar a Poeira - O ideal é fazer depois que varrer e passar o pano úmido no chão para que a poeira não suba e suje tudo de novo.

Lavar o Banheiro - O ideal é lavar duas vezes por semana. Durante os outros dias vale a pena  higienizar pois banheiro contém uma enorme quantidade de germes e bactérias.

Aparelhos de Cozinha - limpar micro-ondas e fogão todos os dias. Verifique se há alimento estragado na geladeira e limpe-a com um pano umedecido com vinagre. 

QUINZENAL
Vidros e Janelas - Antes de limpar os vidros, retire o pó dos trilhos das janelas e depois inicie a limpeza dos vidros, sempre de cima para baixo para se evitar o aparecimento de manchas.

Armários de Cozinha - Retire os objetos de dentro do móvel e passe um pano com detergente neutro.

Colchão e Travesseiro - Tire toda a roupa de cama e deixe as janelas abertas. Aspire-os para garantir que qualquer poeira seja eliminada.

Limpar os Eletros - Limpar o forno, os parelhos que ficam expostos como liquidificador, torradeiras e etc...

Organizar a Despensa - Aproveitar para avaliar os produtos que ainda estão ou não na validade, aproveite para lavar os potes e deixar tudo arrumado.

MENSAL
Parede e Quadros - Retire as sujeirinhas da paredes com a esponja Mágica e tire o pó dos quadros sempre com pano seco.

Limpeza de Ralos - Para evitar que a sujeira se acumule, coloque uma luva de borracha e lave com ajuda de um detergente neutro. Misture um copo de água com um de água sanitária, jogue no ralo e tampe-o. Assim se evita o mau cheiro que sobe dos canos.

Coifas e Depurador - Desligue o disjuntor ou retire o aparelho da tomada. Para retirar a gordura, remova os filtros externos e lave com água quente. A parte externa limpe com removedor sem cheiro.

Máquina de Lavar - Retire e limpe o filtro somente com água. Encha a máquina até o nível alto e adicione 1/2 litro de água sanitária. Coloque para funcionar no programa mais rápido.

Lustres e Ventilador - Para limpar e retirar poeira utilize apenas um pano seco.

2 - 4 MESES
Aspirador de Pó - É importante trocar os sacos de resíduos, lavar as mangueiras e os filtros (se possível deixar secando diretamente ao sol). Limpe também os acessórios com um pano úmido.

Guarda-Roupas - Para evitar acúmulo de poeira e que o cheiro seja passado para as roupas, tire as peças e limpe o interior com um aspirador e depois passe um pano úmido.

Limpeza do Freezer - Desligue o aparelho da tomada e retire os alimentos. Com um pano úmido e sabão neutro remova a sujeira.

Limpeza do Chuveiro - Utilize uma esponja macia, detergente e água. Já para os furinhos que estiverem obstruídos, a dica é: misture um copo de vinagre com um copo de água, coloque dentro de um saquinho e o amarre no chuveiro. Deixe agir por duas horas, retire e passe o pano seco.

Higienizar o Tapete - Além do aspirador semanalmente, o tapete deve ser lavado. Se for muito grande, leve-o em uma lavanderia.

6 -12 MESES
Lavar as Cortinas - na hora de lavar procure sempre deixa-las de molho para depois lavar. Coloque as cortinas ainda úmidas no próprio varão para secar, evitando que fiquem amassadas.

Cobertor e Edredom - Na hora de lavar evite alvejantes e, se possível seque-os no sol. Durante o período que não estiver usando, armazene-os em embalagens a vácuo ou de TNT para prevenir o mofo.

Limpeza de Sofás - Semanalmente, aspire todo o estofado. Depois de seis meses, recomenda-se lavá-lo.




Obs: Foto De Stock

Nenhum comentário:

Postar um comentário